terça-feira, 16 de abril de 2013

Bwejuu

Tem lugares que fazem a gente pensar que o mundo é lindo e é maravilhoso. Bwejuu é um desses lugares. Pronuncia-se Buedjú. É uma pequena vila à beira-mar na ilha tanzaniana de Unguja, que faz parte do arquipélago de Zanzibar. O mar é azul claríssimo, as areias são muito brancas e macias e o vento sopra o tempo todo. Foi lá onde me ensinaram a cozinhar um peixe com muito gengibre, pimenta e leite de coco. Fui para cozinha de um pequeno restaurante. O cozinheiro me mostrou como preparar o peixe com os pés descalços no chão de terra batida. Tudo artesanal, desde o coco ralado em banquinhos de madeira com uma espécie de colher numa das pontas. Foi uma das melhores comidas que já experimentei na vida. Intensa e fresca ao mesmo tempo. Depois é passear na praia sob a sombra dos coqueiros e cruzar com o povo amigável e sorridente. As mulheres com roupas multicoloridas carregando cestos cheios de algas e os homens com roupas claras lendo o Corão sob as árvores. Todos dizem “jambo!”, ou seja, “olá!” com um sorriso maravilhoso na boca. Assim como também estava o meu.

5 comentários:

  1. Olá!
    Conheci o seu blog ontem a noite através do Hoje vou Assim, da Cris Guerra, e simplesmente adorei!
    Os textos, as fotos, as histórias... tudo!
    Está favoritado no meu pc e linkado no meu blog.
    Olha lá: http://esoit.blogspot.com.br/

    Abraço!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Você praticamente descreveu algumas praias do Nordeste, inclui-se nisso o banquinho com a colher que raspa o coco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Nordeste misturado com árabes e indianos e cuja maioria das pessoas é muçulmana. E ainda banhado pelo Oceano Índico, com águas de um azul claríssimo. Mas a sensação é realmente parecida com estar em alguma praia nordestina.

      Excluir
  3. Nossa Henrique, que lindo registro!

    Saudades!

    ResponderExcluir
  4. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um Ano-Novo cheio de felicidades.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir