domingo, 12 de agosto de 2012

A marvada

Pisando em Pemba a primeira coisa que senti foi uma espécie de depressão. Pensei que fossem os efeitos da viagem muito cansativa ou que a ficha estivesse caindo com força sobre a minha cabeça. Na manhã seguinte essa sensação piorou, até que hoje acordei com muitas dores no corpo e dor de cabeça. Fui para o hospital, fiz os exames de sangue e deu alteração no hemograma. O médico receitou soro na veia e remédio contra a maldita: malária! São seis doses de quatro comprimidos durante três dias. Estou me sentindo bem agora, só um pouco prostrado e com dores no corpo, mas daqui a pouco isso passa. No hospital todos já tinham tido malária, até o médico. (Na foto abaixo, a simpática equipe médica). É comum por aqui e mata mais que atropelamento de automóver, mais que peixeira de baiano, mais que bala de revólverer e mais do que o HIV. A malária em Moçambique é a principal causa de óbitos no país. E a aids ganha medalha de prata. Então, minhas queridas e meus queridos, protejam-se quando chegarem nestas terras. Usem rede mosquiteira e muito repelente. Senão a Mamãe África vai te dar as boas-vindas da pior maneira possível: através da picadinha do mosquitinho da malária.

10 comentários:

  1. Estou adorando acompanhá-los pelo delicioso e bem escrito blog.Desta forma,fico conhcendo o país e o seu simpático povo.Na verdade,acompanho cada capítulo com a maior curiosidade e hoje descobri o personagem principal da novela: a marvada que é pior que a Carminha da novela das 9 da globo.Acabei de ler "Boiando em Moçambique" e Rafael o blogueiro, disse que ela segundo dizem aí,é A Malariazinha".bjs e fico aguardando o próximo capítulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Henrique é muito forte! Tuuuuudo é muito dificil do lado de cá! Estamos a superar! No ritmo moçambicano clarooooo!

      Excluir
  2. Já teve bicho geográfico do Ceará, fome e frio na estrada da Serra do Cipó, boa noite Cinderela do Chile, agora essa tar de marvada lá da África, esse meu irmão é mesmo um bizarro aventureiro! Só para quem pode...

    ResponderExcluir
  3. Mas e a porra da vacina que se toma antes de viajar? Serve pra quê? Melhoras, Lisandrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, brother. Não existe cvacina contra malária. Tem um remédio que serve como profilaxia, mas não é muito indicado. Além de detonar o fígado, ele pode esconder os sintomas da doença. A vacina que eu tomei e que é obrigatória é contra a febre amarela.

      Excluir
    2. É mesmo. Remédio contra malária é mosquiteiro e só. Cazzarola.

      Excluir
  4. Como cantava Tim Maia: " Eu bem que lhe avisei, para levar a sério..". O Bom é que a s'a fada madrinha chegou, né?
    Em frente, força na Pemba e não trema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter muita força e muito bom humor. Um abraço.

      Excluir
  5. Ei Henrique, adorei o blog. Espero que tenha recuperado da marvada! Depois das tormentas vem as calmarias! Aproveite bastante ai. Beijos,


    Telma.

    ResponderExcluir
  6. Fome e frio na estrada pro Cipó? essa foi a mais reveladora. melhoras aí, cabra, toma uma tindóida q passa!

    ResponderExcluir